Montanha Limpa: uma visão, um aplicativo, uma comunidade unida. Vamos juntos?

Logo Montanha LimpaJá pensou em contribuir para deixar nossas montanhas mais limpas e resilientes?

Agora você pode coletar dados que serão usados para analisar o problema do lixo nas áreas de montanhismo e escalada da América Latina.

Dia 11 de dezembro foi o Dia Internacional da Montanha e, para celebrá-lo, o Acceso PanAm, uma organização sem fins lucrativos cuja missão é proteger os acessos e promover a conservação de áreas de montanhismo e escalada da América Latina, lança o aplicativo “Montaña Limpia”, ou Montanha Limpa em português.

Essa ferramenta busca georreferenciar e classificar o tipo de lixo encontrado e disponibilizar informações sobre os mutirões de limpeza. “Ter os dados agregados de localização, quantidade e tipo de lixo nos permitirá avançar no entendimento do problema e propor soluções com base nos dados coletados”, diz Christian Moscoso, diretor regional do Chile do Acceso PanAm.

O aplicativo promoverá a união da comunidade em torno da sustentabilidade das montanhas: as pessoas podem procurar e se inscrever em mutirões de limpeza e também organizar um. Para fortalecer a união e aumentar o alcance da ação, esse fim de semana ocorrerão mutirões simultâneos pela América Latina – a maioria ocorrerá no sábado, 14 de dezembro, mas haverá também no dia seguinte. Do México à Patagônia, já existem mais de 30 iniciativas planejadas para esse dia. No Brasil, há mutirões em Santa Catarina, Paraná e Rio de Janeiro.

Ainda há tempo de organizar mais e termos um impacto ainda maior na defesa e proteção das nossas áreas de escalada, setores de Boulder, trilhas, travessias.

Clique abaixo para mais informações:

Aplicativo Montanha Limpa / Montaña Limpia      

 

 

Cerrar Menú